Consultor Open Source - Administração de Sistemas

  • Lisboa
  • Premium Cloud Consulting Services

Responsabilidades : Administrar e otimizar sistemas operativos Linux (Ubuntu, CentOS, Red Hat), garantindo alta disponibilidade e performance. Implementar estratégias de hardening em sistemas para reforçar a segurança. Automatizar processos e tarefas operacionais utilizando Ansible, para melhorar a eficiência. Colaborar com equipas multidisciplinares para assegurar a integridade e segurança dos dados. Monitorizar o desempenho dos sistemas, identificando e resolvendo proativamente problemas. Gerir projetos de implementação e migração de sistemas, assegurando o cumprimento de prazos e requisitos.

Competências : Capacidade de análise e resolução de problemas complexos de forma criativa e eficaz. Excelentes capacidades de comunicação e trabalho em equipa, com proficiência em português e inglês. Autonomia e proatividade na gestão de tarefas e projetos. Forte capacidade de organização e atenção ao detalhe.

Conhecimentos avançados em : Sistemas operativos Linux (Ubuntu, CentOS, Red Hat), incluindo administração, configuração e troubleshooting. Práticas de segurança e hardening de sistemas. Ferramentas de automação e gestão de configurações, especialmente Ansible. Estratégias de backup e recuperação de desastres.

Conhecimentos de : Sistemas operativos : Linux (Ubuntu, CentOS, Red Hat), Windows Server Cloud Computing : Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP) Containers e Orquestração : Docker, Kubernetes, OpenShift Ferramentas de CI/CD : Jenkins, GitLab CI/CD, CircleCI Gestão de Configuração : Ansible, Puppet, Chef Redes e Segurança : Firewalls, Gateways de Segurança, VPNs, Sistemas de Detecção e Prevenção de Intrusões (IDS/IPS) SGBD : MySQL, PostgreSQL, MongoDB, Cassandra Ferramentas de Monitorização e Log : Nagios, Zabbix, Prometheus, ELK Stack (Elasticsearch, Logstash, Kibana), Grafana Scripting e Automação : Bash, Python, Perl